« Home | Livro da Ciência Mágica » | As Bruxinhas Encantadas » | Livro do Circo » | Livro das Danças » | Livro do Ambiente » | Contos tradicionais »

Livro da Música

Para a concretização dos jardins encantados, o nosso grupo constituído pela Maira Nolasco, Andreia Cabral, Sónia Rodrigues e Ana Henriques escolheu fazer o livro da música. Este consistia num livro onde tínhamos numa mesa 36 instrumentos musicais, elaborados por nós utilizando na sua maioria materiais recicláveis. Estes instrumentos eram o reco - reco (feito com garrafas de plástico e paus de gelado), os sinos (feitos com vasos de barro, lápis de cor e bolas de madeira), as maracas (feitas com copos de iogurte e arroz) e por último o tambor (vaso de barro, balões e baquetas).


O nosso livro estava numa tenda e decorado com cartolinas onde se encontravam notas musicais, claves de sol, entre outros desenhos de música, tínhamos também uma cartolina que dizia LIVRO DA MÚSICA.

Nós fomos vestidas de instrumentos musicais, os mesmos que fizemos para as crianças tocarem quando estivessem neste livro. Os fatos foram feitos de esponja e pintados com spray de diferentes cores, estes instrumentos eram o reco – reco, o sino, as maracas e o tambor.

Sempre que chegava um grupo de crianças, nós identificávamo-nos e identificávamos o livro, dizíamos às crianças que alguém passou pelo nosso livro e estragou os instrumentos, pois estes não tocavam...


Em cima da mesa encontravam-se os instrumentos musicais feitos por nós e uma caixa, esta era uma caixa especial, onde colocávamos um instrumento que não tocava e com a ajuda das crianças, diziamos umas palavras mágicas e os instrumentos começavam a tocar. As palavras mágicas eram “nota notinha dá som à nossa musiquinha”.


Depois disto, os instrumentos eram distribuídos por cada criança e tocávamos e cantávamos uma canção, esta era “Eu perdi o dó da minha viola”. Após cantarmos e tocarmos esta música, as crianças escolhiam outras músicas que queriam cantar e tocar.

No fim de se cantar, perguntávamos às crianças se elas andavam à procura de alguma coisa, estas respondiam que sim, que estavam à procura de pistas para descobrirem quem estragou os livros da biblioteca encantada. Então nós pedíamos a estas para procurarem algo que lhes parecesse uma pista. A nossa pista era a cartola do mágico. Todos os grupos de crianças conseguiram descobrir qual era a pista que lhes tínhamos para dar.

Depois de cada grupo colocar a sua pista na caixa, despedíamo-nos desejando boa sorte para a descoberta da pessoa que estragou os livros.


O material que utilizámos para a realização do nosso livro foi: esponjas; cola; sprays; garrafas de plástico; copos de iogurtes; arroz; vasos de barro; lápis de cor; bolas de madeira; balões e cartolinas.


Andreia Cabral n.º 1390, Ana Henriques n.º 2029, Maira Nolasco n.º 1057, Sónia Rodrigues n.º 1152