« Home | As Bruxinhas Encantadas » | Livro do Circo » | Livro das Danças » | Livro do Ambiente » | Contos tradicionais »

Livro da Ciência Mágica

O nosso livro, denominado por "Ciência Mágica", teve como principal objectivo apresentar de forma lúdica e bastante animada três experiências, nas quais a participação das crianças era essencial.

Teve a participação de 6 personagens, cada uma com uma função e características diferentes, essenciais para a realização das actividades.


Passamos à identificação de cada uma delas:

Visitante (Cláudia Neves) - Tinha como função receber as crianças, juntamente com o chefe, e colocar questões aos cientistas sempre que necessário para que as crianças compreendessem melhor as experiências apresentadas. No final, mostrava o objecto encontrado (varinha mágica) e perguntava a quem pertenceria aquele objecto.

Chefe (Adelaide Pinto) - Esta personagem estava encarregue de apresentar o livro, o problema causado pela personagem que havia fugido do livro e os cientistas do seu laboratório. Ao longo das experiências, vigiava e tentava manter a ordem no local.

Cientista estagiário (Cristiana Molho) - Amigo do visitante, apresentava o laboratório e explicava para que serve. Era o primeiro cientista a apresentar a sua experiência, era inexperiente e por isso a sua experiência não tinha bons resultados.

Cientista "certinho" (Ana Ferreira) - Cientista mais experiente do laboratório, gabava-se de ser o melhor e criticava as experiências dos outros, como sendo pouco interessantes e ineficazes. Contudo, a sua experiência era considerada por todos a menos interessante e aborrecida! Contava com a participação das crianças para denominarem quais os objectos que flutuam e os que não flutuam.

Cientista "maluco" (Patrícia Marques) - Cientista que interveio ao longo das actividades, interrompendo as outras personagens para demonstrar um pouco da sua graça. Era cómico e dizia bastantes piadas, apresentando a sua experiência de forma cómica. Aproveitava todas as oportunidades para fazer rir as crianças.

Ajudante (Sónia Oliveira) - Tinha como função ajudar os cientistas entregando os objectos necessários. Ao longo das experiências explicava os materiais e objectos utilizados, após ter perguntado se as crianças sabiam o que era.

As experiências escolhidas por nós, com a ajuda do Professor Fernando Figueiredo, a quem agradecemos o contributo, eram simples, percebiam-se facilmente e eram cativantes:

A primeira denominada por "saltitona", era realizada através dos seguintes materiais: água com gás, pastilhas elásticas e um copo. O resultado desta experiência é a pastilha saltar conforme as bolhinhas de gás.
A segunda experiência era denominada por "objectos que flutuam e objectos que não flutuam". A ideia era diferenciar quais os objectos que flutuam e os que não e de seguida comprovar através da colocação dos vários materiais num recepiente com água.
A terceira experiência denominada por "explosão de cores", tinha como materiais: um prato com leite, diferentes corantes alimentares, líquido da loiça e um palito, aos misturarmos estes materiais com a ajuda do palito, o resultado é um magnífico efeito colorido, sem que as cores se misturem.
A realização deste livro foi bastante gratificante, e o resultado ainda mais, as crianças divertiram-se imenso e nós também ao interpretarmos as personagens.


Adelaide Pinto, Ana Ferreira, Cláudia Neves, Cristiana Molho, Patrícia Marques, Sónia Oliveira