« Home | Livro das Danças » | Livro do Ambiente » | Contos tradicionais »

Livro do Circo

O nosso livro era o livro do circo o qual era composto pela mulher gigante, o apresentador, o mimo, a bailarina e os palhaços (palhaço e sua partner).

O problema existente nesse livro era o facto do nariz (batatinha) do palhaço ter desaparecido e sem ela ele não conseguia tocar o seu belo instrumento. Uma vez que os palhaços e as restantes personagens do circo quando não estão caracterizados são pessoas normais. Sendo o circo o seu local de trabalho e o papel que encarnam corresponde à sua profissão.
As crianças ao chegarem ao livro do circo deparavam-se com uma malabarista gigante, que lhes explicava que tinham ao mundo mágico do circo. Apresentava-se como malabarista gigante, perguntando às crianças o que era ser gigante. De seguida informava-as de que existiam dentro do circo mais estrelas, incentivando-as a chama-las.

Ao chamarem pelas estrelas do circo aparecia um apresentador bastante animado e entusiasmado pelo seu trabalho. Este referia as personagens ou as estrelas existentes no circo. Pedia às crianças que o ajudassem a chamar pelo mimo.
O mimo surgia com um ar muito tímido espreitando através da “porta” da tenda circense. A sua timidez ia-se desvanecendo, enquanto realizava brincadeiras com as crianças servindo-se da sua expressão corporal. Ora imitava as crianças ora imitava as outras personagens.

O apresentador anunciava a entrada da bailarina, esta entrava em cena acompanhada pela sua corda mágica, fazia umas piruetas, a roda das mãos, e bailava com as crianças.
Posteriormente, o apresentador perguntava às crianças quais eram as personagens que faltavam no circo e elas claramente referiam “os palhaços”.
Surgia assim o palhaço muito triste a chorar que tinha perdido a sua batatinha, a sua partner explicava às crianças o sucedido e ambos juntamente com o mimo procuravam a “batatinha mágica”, interagindo com as crianças.
A batatinha surgia no nariz da mulher gigante, no entanto a culpa não era dela. A bailarina comentava com as crianças o que se tinha passado e como a tal personagem tinha deixado o circo revirado assim como os outros livros. Ao mesmo tempo que a bailarina explicava era acompanhada pelo palhaço e pela sua partener que repetiam em coro as ideias principais dando a ilusão e a brincadeira do circo, o mimo também imitava a bailarina nos seus gestos.

A bailarina referia que o mimo tinha encontrado algo e ele retirava da sua luva cartas, que constituíam pistas para colocar na caixa que as crianças traziam para colocar as suas pistas.

Malabarista gigante: Marta Santos da turma B
Apresentador: Lara Canotilho, da turma A
Mimo: Lúcia Barbosa, da turma A
Bailarina: Vera Alberto, turma A
Palhaços:Daniela Marado e Sílvia de Sousa, turma A