« Home | Contos tradicionais »

Livro do Ambiente

A estação teve como tema o ambiente. Para abordar pedagógica e ludicamente este tema o nosso grupo optou por criar uma floresta encantada, com uma entrada secreta.

Inicialmente, cada uma de nós estava disfarçada de um contentor, como éramos cinco elementos a cada um foi correspondido um contentor e sua respectiva cor (ecoponto azul, verde e amarelo, pilhão e lixo comum).

As crianças chegavam à nossa estação e eram recebidas por uma personagem (pilhão) que fazia a apresentação da estação, comunicando às crianças o problema daquele livro. De seguida, encaminhava-as para o interior do livro.
Depois da passagem, encontravam uma floresta encantada onde tudo era muito colorido! Neste espaço, as personagens faziam a sua respectiva apresentação e questionavam as crianças sobre o que se colocava em cada ecoponto.
Posteriormente, cantávamos uma canção que incentivava à preocupação com o ambiente e à responsabilização de cada um pelo que é de todos. Pedíamos às crianças para dançar e bater palmas, acompanhando-nos.
Finalizada a canção, era proposta às crianças a realização de um jogo, neste as crianças tinham que colocar o lixo que estava espalhado no chão nos contentores correctos.

Enquanto as crianças executavam a actividade os contentores interagiram com as crianças, incentivando, agradecendo, orientando. No meio do lixo encontrava-se uma pista!... Um lenço. De quem seria?...

Os contentores despediram-se das crianças e estas saíram do livro.

Ana Alves nº 2032; Ana Marques nº 1779; Anabela Fonseca nº1140; Dione Soares nº 1150
Patrícia Santos nº 2005