« Home | Livro do Ambiente » | Contos tradicionais »

Livro das Danças

A nossa estação na Biblioteca Mágica dos Jardins Encantados intitulava-se “Mundo das Danças”. Nesta estação o objectivo principal era ensinar às crianças diferentes tipos de dança, sendo estes o ballet, a dança do ventre, anos 60, hip hop e disco.


Cada dança era representada por um dos elementos do grupo e encontrava-se ilustrada num dos diferentes cartazes.
Aquando da chegada das crianças à nossa estação, uma de nós recebia o grupo, explicando que o livro do mundo das danças estava estragado pois alguém passou por lá e provocou estragos na caixinha da música, para que ela funcionasse as crianças teriam de dar corda à bailarina. Neste sentido, solicitávamos a uma das crianças que fosse dar corda à bailarina e deste modo as restantes podiam dançar.


Cada elemento do grupo dançava uma parte da música que representava e no final as crianças escolhiam a dança que mais tinham gostado. A dança mais escolhida era repetida dançando também as crianças.

Em cada estação era fornecida às crianças uma pista, no nosso caso tratava-se de purpurinas.

O grupo considera que este projecto foi uma mais valia na nossa formação enquanto futuras educadoras de infância, além de nos permitir perceber a enorme capacidade que as crianças têm de adquirir diversos conhecimentos acerca das diferentes danças e representá-las.

Elisabete Pinto, Vera Cardoso, Joana Silvestre, Helena Oliveira, Marisa Moreira.