« Home

Contos tradicionais

O nosso livro era o dos “Contos Tradicionais”, tendo personagens de histórias largamente conhecidas pelas crianças: a Branca de Neve e um dos anões, a Gata Borralheira, a Rapunzel, o Pinóquio e o seu pai Gepeto.


Depois de chegarem à nossa estação, as crianças colocavam as pistas sobre a personagem que tinha provocado o caos na biblioteca dentro de uma caixa. Dizendo as palavras mágicas (abracadabra, pé de cabra, com muita alegria e muita magia, plim), saía dentro da caixa a dita personagem, que era o Mágico.


Ao sair da caixa, vendo-se apanhado pelas crianças que tinham conseguido decifrar as pistas que deixara, o Mágico mostrava-se muito arrependido por tudo o que fizera e, para pedir desculpa pelo seu mau comportamento, dizia às crianças que lhes ia contar uma história. E podiam ser elas a escolher ! Apresentava quatro cartas com a imagem das personagens, anteriormente referidas, e perguntava às crianças que história queriam.

Escolhida a personagem, as crianças chamavam por esta, e quando esta aparecia iniciava a história que terminava no lanche com as restantes personagens, crianças e mágico. A história de cada personagem consistia em convidar as outras personagens para lanchar.


Inicialmente estávamos com receio da reacção das crianças, pois tínhamos a ideia que iria ser confuso para elas. No entanto, este trabalho superou as nossas expectativas, as crianças aderiram facilmente, sendo uma experiência gratificante e enriquecedora.


Desta forma, esperamos ter atingido as expectativas dos docentes, ter agradado à crianças e aos adultos que nos visitaram. Agradecemos a colaboração dos professores e ao nosso colega do 1º ciclo, o Rui, que gentilmente fez a personagem de Mágico.

Alexandra Silva, Ana Gonçalves, Carina Silva, Cidália Santos, Marina Vala, Soraia Vieira